Sexta-feira, 5 de Junho de 2015

Perspectivas para o próximo ano lectivo

Como sabem, as inscrições de novos alunos no 1º ano do ensino básico realizam-se até ao próximo dia 15. O Agrupamento de Escolas de Aveiro manifestou a intenção de abrir 2 turmas de 1º ano na EB1 de Santiago (mais uma do que nos anos lectivos anteriores). Com a abertura de 2 turmas de 1º ano, pretende-se estabilizar a EB1 de Santiago com 8 turmas (2 por ano de escolaridade) o que, não preenchendo completamente os espaços renovados, representa um bom compromisso entre uma melhor utilização do espaço e dos recursos disponíveis e os constrangimentos demográficos. A diminuição do número de crianças em idade escolar ditará sempre alterações nas redes escolares.

O futuro da EB1 de Santiago e da totalidade do Centro Educativo (EB1 e JI) apresenta-se assim com oportunidades interessantes: o número de alunos poderá crescer e, com isso, o número de professores e demais recursos; os espaços poderão ser mais bem aproveitados, mantendo-se bastante flexibilidade para o funcionamento da escola; o ritmo de crescimento permitirá acompanhar de perto os novos desafios e não colocará demasiado stress na estrutura.

A escola renovada que, além das condições dos espaços de aulas, tem condições invejáveis no que diz respeito aos restantes espaços (refeitório, recreio com várias áreas cobertas e descobertas), precisa ainda de algumas intervenções de melhoria e manutenção, como é natural, mas o crescimento do número de alunos é, como temos vindo a dizer há muitos anos, um dos factores primordiais para o desenvolvimento do Centro Educativo.

O período de 2 anos em que acolhemos, com tanto gosto, 2 turmas da EB1 da Glória mostrou, a quem ainda tivesse dúvidas, as qualidades do Centro Educativo e as vantagens de ter mais alunos e mais professores.

Por isso, nos parece tão importante, numa altura em que nos aproximamos do fim do prazo de inscrições e não temos ainda a certeza de haver uma procura que suporte a abertura destas 2 turmas em Santiago, deixar um apelo público a todos os pais e encarregados de educação que estarão agora a escolher a escola onde os seus filhos irão iniciar o seu percurso escolar. No ano lectivo passado publicámos um artigo mais extenso sobre esta matéria e muitos dos argumentos mantêm-se: achamos crucial que todos os pais e encarregados de educação se informem o melhor possível sobre todas as opções que têm e que não descartem nenhuma escola com base em ideias pré-concebidas. Estamos convencidos que todos aqueles que decidam procurar informação sobre as diferentes escolas perceberão que não há razões objectivas para excluir o Centro Educativo de Santiago das suas escolhas. Pelo contrário. Iniciativas recentes mostram isso mesmo.

Deixamos por isso, nesta altura, um apelo simples a todos: a quem ainda não o fez, que venha conhecer o Centro Educativo de Santiago; e, a quem o conhece, divulgue pelos meios que tem à sua disposição as razões pelas quais esta é uma excelente escolha.

Fale com professores, com pais, com crianças. Não terá descrições de uma escola perfeita, mas terá, certamente uma imagem bem diferente daquela que está guardada em alguns "sótãos" mentais e que já cheira a mofo.

Nesta altura, não temos outra forma de exprimir a nossa enorme vontade de ter, no próximo ano lectivo, 2 turmas de 1º ano numa escola onde podemos apostar que as crianças podem aprender e ser felizes. Que outra explicação existe para esta história, por exemplo? 

publicado por EB1-JI-SANTIAGO às 14:32
link do post | comentar | favorito

.Outubro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Newsletter

Para subscrever a nossa newsletter, clique aqui.

.Links

.Visitantes

.Tradutor

.Posts Recentes

. Corpos Sociais 2017/18

. Rifas 2017

. "Letras Fugidias", 1º Pré...

. Recolha de Livros para a ...

. 3 informações úteis e 2 a...

. Deliberação da Assembleia...

. Crianças do Centro Educat...

. Rifas de Natal - Resultad...

. Clube de Natal da Casa da...

. Reunião dos Corpos Sociai...