Domingo, 12 de Março de 2017

3 informações úteis e 2 apelos

Realizou-se na passada terça-feira mais uma reunião dos corpos sociais da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Centro Educativo de Santiago e, no seu seguimento, gostaríamos de partilhar algumas informações e lançar um apelo. 


INFORMAÇÃO #1 - Acompanhamento do serviço de refeições

Uma vez que não está implementado pela Câmara Municipal de Aveiro nenhum mecanismo formal de reporte diário relativo ao serviço de refeições, e tendo os nossos voluntários detectado variações importantes no serviço prestado pela GERTAL (empresa concessionária), decidiu a Associação de Pais elaborar um relatório informal a enviar à CMA, com alguns dados objectivos, como seja o número de funcionários e as alterações à ementa.

Esperamos que esta iniciativa convença o município das vantagens dum verdadeiro sistema de controlo de qualidade e que estas variações sejam corrigidas. Agradecemos a todos os voluntários o serviço adicional que estão a prestar à comunidade e aproveitamos para relembrar que quem quiser apoiar este serviço, só precisa de manifestar esse interesse.


INFORMAÇÃO #2 - Venda de livros na escola

Fomos questionados por alguns pais acerca de iniciativas recentes de venda de livros na escola (com visitas de autores) e temos a esclarecer o seguinte: nem a Associação de Pais, nem a Coordenação do Estabelecimento, nem os professores e educadores são responsáveis ou sequer contactados a este respeito, na maioria das vezes. A decisão é tomada ao nível do Agrupamento de Escolas pelo grupo de professores-bibliotecários. Alguns pais questionam a legalidade destas operações já que, em geral, não são realizadas ou permitidas trocas comerciais dentro dos estabelecimentos de ensino, salvo as indispensáveis ao seu normal funcionamento. Estamos certos que as necessárias autorizações foram concedidas, mas consideramos que é necessário que os pais estejam informados acerca da responsabilidade destas iniciativas. Os corpos sociais da AP aconselham, assim, que todos os pais, em ocasiões futuras, entrem em contacto com os professores titulares e/ou educadoras. Da nossa parte, faremos um contacto com a Professora Bibliotecária para manifestar as nossa reservas. 


INFORMAÇÃO #3 - Representantes de pais no Conselho Municipal de Educação

No seguimento de dificuldades de organização da Federação Concelhia de Associações de Pais, participámos na construção dum consenso alargado que permitiu a indicação de 2 representantes de pais para o Conselho Municipal de Educação. Estão garantidas as condições para que 1 dirigente da Associação de Pais de Aradas e 1 dirigente da Associação e Pais da Escola Secundaria José Estêvão representem os pais neste órgão consultivo, em articulação com todas as Associações. 


APELO #1 - Angariação de fundos

No sentido de financiar a edição do 3º volume do livro anual da escola, “Escrevinhando”, assim como permitir apoiar algumas actividades da escola no 3º período e considerando que ainda não realizámos nenhuma actividade de angariação de fundos neste ano lectivo, estamos a planear um Sorteio de Rifas para a Páscoa.

A edição do “Escrevinhando” tem sido uma das actividades mais relevantes da nossa AP e gostaríamos que continuasse a ser, uma vez que é uma montra do trabalho e da criatividade das crianças do Centro Educativo (pré-escolar e 1º ciclo). Planeamos, para este ano, garantir a mesma qualidade de edição e impressão do ano passado e a oferta a cada criança de um exemplar, mas isso só será possível se angariarmos alguns fundos. (Se não conhece o "Escrevinhando", pode e deve adquirir um exemplar do ano lectivo passado, agora a preço reduzido, manifestando esse interesse).

No sentido de angariar os fundos necessários, queremos organizar um sorteio e apelamos a todos os pais e encarregados de educação que nos ajudem a encontrar os melhores prémios. A natureza da iniciativa não requer "prémios milionários”, mas gostaríamos de ter prémios interessantes e estamos certos que, entre todos, saberemos encontrar combinações atrativas.

Assim, todas as ofertas e sugestões devem ser comunicadas, por e-mail, até ao próximo dia 20 de Março, para que se possa proceder à impressão e distribuição das rifas. Os prémios podem ser equipamentos, produtos ou serviços, cedidos materialmente ou na forma de vale-oferta, desde que livres de encargos para a AP e para os vencedores do sorteio. Agradecemos antecipadamente todas as sugestões e ofertas. 


APELO #2 - Participação

Não nos cansamos de repetir que a Associação de Pais e Encarregados de Educação será aquilo que os seus associados quiserem que seja. Felizmente, as boas relações que cultivamos e mantemos com os representantes de pais, os docentes e auxiliares, a coordenação e a direcção do Agrupamento, tem-nos permitido desenvolver a nossa acção de forma próxima do quotidiano da escola. Mas queremos aprofundar essas relações, pelo que apelamos a que nos façam chegar as vossas opiniões, dúvidas e sugestões. Informamos ainda que as reuniões mensais dos corpos sociais são abertas e procuramos manter os representantes de pais sempre informados.

Participe!

publicado por EB1-JI-SANTIAGO às 23:11
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